segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pilates para Gestantes


As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. Quando a gravidez avança as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também acontecem.
            O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto na gravidez e ao parto quando aplicado com foco na estabilidade da musculatura postural, no assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos. Melhora a concentração, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações.


A Gestação

Durante a gestação ocorrerá o aumento de estrogênio e da progesterona, bem como outro hormônio chamado relaxina também se eleva. A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo a estabilidade das articulações. As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-se para o parto. Assim, a estabilidade articular é reduzida. O método Pilates incentiva o controle muscular e postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e a tensão lombar, trabalhando assim essa falta de estabilidade.

Combatendo os sintomas através do Pilates

Os movimentos do método Pilates ajudam a melhorar a circulação, principalmente nos membros inferiores reduzindo a tensão na parte superior das "costas" e nos ombros, ocasionados pelo aumento das mamas.
As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.
A consciência postural apresenta benefícios para toda a vida, não somente na gestação. Ficar de pé, sentar-se, caminhar, levantar-se depois de estar sentada, sentar-se ereta depois de estar deitada, aprender a levantar-se corretamente é alguns dos benefícios para o corpo proporcionado pelo método Pilates.



Benefícios

·         Melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto;
·         Melhora a circulação para a região pélvica;
·         Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa    
            qualidade muscular após o parto;
·         Previne a incontinência urinária por esforço;
·         Apóia os órgãos da pelve;
·         Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas (que 
                  formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do
                  quadril);
·         Promove a estabilidade da musculatura postural.

Importante

Evitar ficar de barriga para baixo com o avanço da gravidez, evitar super aquecimento, esportes de impacto, respeitar os limites da Gestante, etc.
Os exercícios são adaptados conforme cada fase da gestação, inicial, intermediária e final, além do pós-parto imediato e seis semanas após.

Alertas

É expressamente recomendado que o Pilates executado com gestantes seja realizado de forma suave, sutil e simples. Que todo exercício proposto seja bem entendido, explicado e dentro dos limites normais do aluno e da gestação. Para tal, faze-se importante escolher um profissional com formação específica em Pilates (Fisioterapeuta) e experiência com gestantes.
Outro cuidado é evitar a prática com muitas pessoas ao mesmo tempo. O profissional deverá orientar preferencialmente a gestante individualmente, evitando o risco de lesões.
Mulheres que nunca praticaram, bem como as que já praticavam o Pilates devem iniciá-lo na gestação de forma comedida após terceiro mês de gravidez;
Antes de iniciar ou continuar os exercícios do método Pilates, um obstetra deve ser consultado, com a finalidade de identificar algumas contra-indicações a exercícios físicos, como sangramento via vaginal, placenta baixa, gestação múltipla, trabalho de parto prematuro, hematoma retro-placentário, ameaça de aborto, hipertensão, diabetes, cardiopatias e outra doença de base.

A descoberta da gestação é certamente um marco na vida de qualquer mulher. Aquele recém-nascido mudará para melhor na sua mente, sua vida social e sua família. Então, faça um gesto de amor para toda a vida, se alimente bem, trabalhe a sua postura, faça acompanhamento médico, realize atividade física. Enfim, para o seu bem e do seu filhote, cuide do seu corpo com carinho e responsabilidade... Faça Pilates !!!

Bibliografia:

·         Pilates Para Grávidas, de Endacott, J.
·         Pilates Silvia Gomes: http://pilatespaco.blogspot.com/

Pilates é Fisioterapia e Tudo é Fisioterapia !!!

Por Hugo Morais Bickel

Nenhum comentário:

Postar um comentário