domingo, 16 de outubro de 2011

Série - Mitos sobre a coluna vertebral

Composta por ossos que são chamados vértebras, a coluna vertebral é considerada uma das mais importantes regiões do corpo humano. Muito flexível esta parte do corpo é responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso, além de suas curvaturas serem responsáveis pela força e equilíbrio corporal.
Problemas como escoliose, artrose, hérnia de disco, entre outros, afetam grande parte da população. Assim, muitos mitos são criados quando o assunto é coluna vertebral.
Abaixo, mitos sobre o tema:

1) A dor nas costas das crianças geralmente são dores de crescimento

Esta afirmação está completamente errada, pois ninguém precisa ter dor para crescer. A dor nas costas nas crianças deve ser abordada cuidadosamente, pois as dores musculares são mais freqüentes em adultos, durante sua fase produtiva. As crianças podem ter dores musculares relacionadas a excesso de atividade esportiva e por carregar muito peso nas mochilas, porém é importante o diagnóstico diferencial de tumores e processos infecciosos.


2) O paciente com dor nas costas deve permanecer deitado na cama, em repouso, por longos períodos

O repouso absoluto não é indicado. Os pacientes com dor nas costas devem ficar em repouso relativo por 02 a 04 dias, sendo estimulados a retornar progressivamente à suas atividades diárias, com a evolução do tratamento.


3) Dormir no chão é bom para a dor nas costas

Esta afirmação é completamente equivocada, sendo que esta medida poderá agravar as dores. Durante a crise de dor nas costas o repouso pode ser realizado no próprio colchão, podendo o paciente deitar de lado, com as pernas encolhidas e com um travesseiro entre as pernas. A rigidez do chão ou de um colchão duro poderá acentuar a contratura muscular do paciente.


CONTINUA...

Enfim, Tudo é Fisioterapia.
Por Hugo Morais Bickel

Nenhum comentário:

Postar um comentário