sábado, 24 de setembro de 2011

Hérnia de disco I - Como isso acontece?

Podemos definir que Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o anel fibroso).


Conceitos a parte a hérnia discal é um dos acometimentos que mais causa dores na coluna vetebral.
Mas afinal de contas, seria a hérnia de disco esse bicho de sete cabeças?
Antes de mais nada, devemos reconhecer a necessidade de uma avaliação criteriosa nos atendo ao raciocínio clínico convencional, porém dando um enfoque principalmente a localização da hérnia, o grau de extensão, o período correlacionando com o grau da inflamação para só assim estabeleceremos a estratégia a ser abordada, seja ela preventiva ou curativa.
Após atividades errôneas no nosso dia-dia teremos a perda de funções e movimentos específicos da musculatura da nossa coluna, isso acarretará microtraumas bem como déficit de controle motor e perda de estabilidade articular, deixando assim a coluna vertebral instavél, provocando assim a hérnia de disco durante um movimento abrupto qualquer.
Uma das principais consequências da hénia discal será a compressão de raiz nervosa, bem como do saco dural, isso ira gerar edema local, diminuindo o espaço para a passagem da raiz nervosa e aumentando ainda mais a inflamação.

            Como o disco é inervado pela parte externa por fibras do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) teremos caracteristica de dor referida (normalmente difusa e espalhada), que ira evoluir para uma dor nervosa própriamente dita, com aumentando da pressão no forame ocorrerá a diminuição da troca de fluidos, gerando estase nervosa, aumentando ainda mais o edema/inflamação acarrentando então ainda mais dor, porém agora de característica irradiada (paciente relata dor na perna ou dor que caminha). Caso não haja movimento após a irritação do forame, irão se instalar as aderências, das principais aderências temos por exemplo a de duramater com ligamento longitudenal posterior.
Todo este mecanismo de estabelecerá devido ao mal gerenciamento das funções do nosso corpo, levando ao comprometimento das estruturas governadas por estas funções.
É fundamental salientar que quanto menor o estado da hérnia, melhor as possibilidades de pronto reestabelecimento.
Dizemos que hérnia de disco é na verdade uma combinação de fatores biomecânicos e fisiológicos, ocasionando a falta de qualidade na estabilização dos segmentos da coluna.

CONTINUA...

Enfim, Tudo é Fisioterapia.

Por Hugo Morais Bickel

Nenhum comentário:

Postar um comentário