quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alongamento: Conheça mais

Alongamento X Flexibilidade
Os termos alongamento e flexibilidade são freqüentemente confundidos. Flexibilidade é uma capacidade física, assim como a força e a resistência. Ela se refere à amplitude de movimento das articulações. Alongamento é o nome dado aos exercícios que usamos para melhorar a flexibilidade.

Os exercícios de alongamento podem ser de três tipos:

Ativo: quando o indivíduo realiza o movimento sozinho.
Passivo: quanto o indivíduo é alongado por alguém.
FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva): Quando o indivíduo é alongado por alguém e faz uma força contrária ao movimento, seguida de relaxamento.


E aí? O que acontece nessa tal de FNP?

Em nosso músculos temos o Fuso Neuromuscular (FNM) e o Órgão Tendinoso de Golgi (OTG) cuja função é proteger o músculo de lesões. O FNM está localizado no ventre do músculo e detecta a extensão inesperada do músculo travando-o. Já o OTG está localizado no tendão e detecta seu estiramento relaxando o músculo contraído.
Quando o tentamos alongar o indivíduo o FNM entra em ação, protegendo o músculo que está sendo alongado. Quando o indivíduo faz a força contrária ativa o OTG, que relaxa o músculo contraído inibindo a ação do FNM, desta forma consegue-se uma maior amplitude do movimento.


Vantagens e desvantagens:

Ativo: baixo risco de lesão, eficaz;
Passivo: altíssimo risco de lesão, eficaz;
FNP: alto risco de lesão, muito eficaz.

Como escolher????

A escolha do tipo de alongamento depende da especificidade da tarefa e da capacidade do aluno. Utilizar os métodos passivo e FNP requer um grande conhecimento por parte daquele que está alongando. Na dúvida utilize o método passivo.
O tempo de aula não deve exceder a 10% do total, quando não se trata de uma aula específica de alongamento;
A posição deve ser mantida por cerca de 20 seg;
A sensação deve ser de desconforto, nunca de dor;
A seqüência deve ter fluência, ou seja obedecer uma certa lógica entre um exercício e outro.
Desaconselha-se alongar antes ou depois de uma seção de hipertrofia, neste caso o ideal é aguardar no mínimo 2h.
(Profª Esp. Denise Carceroni em 14 de julho de 2008)

********************************************************************

O que podemos perceber é bem simples, não existe apenas uma forma de se alongar, porém o alongamento só será realmente eficaz quando usado dentro de uma conduta que atenda a real necessidade física do indivíduo, e estas conduta será determinada durante a avaliação personalizada e funcional que sempre deverá ocorrer antes de qualquer prática. Cada indivíduo apresenta uma motivão diferente que o impulsiona a buscar uma atividade física ou terapêutica, e saber percorrer um caminho coerênte entre o que ele deseja e o que ele precisa é determinante para o sucesso do trabalho que estamos nos propondo a realizar. (Hugo Bickel)

Como vimos é difícil separar atividade física de fisiologia, neurologia....
Enfim, Tudo é Fisioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário